Buscar

Páginas

shhhhh... É segredo...


Não é segredo para ninguém que gosto de yaoi.
Para os que não sabem, yaoi é como são chamados no Brasil os mangás/animes japonese com romances entre homens. No Japão, o gênero é mais conhecido como BL (Boy's Love), há várias ramificações do gênero, como o Shonen-ai, que vai desde uma amizade “suspeita a um namorinho discreto, o Yaoi, que tem umas insinuações de sexo, mas nada explícito, o Lemon, que é o desenho do sexo em si, o Hard Yaoi, que é o muito, mas muito explícito mesmo, com cenas mais “fortes”, e assim por diante.
Nunca tive problemas com isso, nunca enxerguei os homos de maneira diferente dos héteros (se fosse um casalzinho de meninos então, eu achava a coisa mais fofa!!) e nunca escondi.
Mas as vezes eu entro em sites de yaoi, seja de mangás, fanfics ou animes e vejo todos usando apelidos e agindo como se aquela fosse uma pessoa diferente de si mesma. Muitas garotas falam que é um segredo da família e amigos o fato de gostarem de ver meninos se pegando ou mesmo de apoiarem isso.
Eu nunca tive essas coisas, sempre fui muito sincera e verdadeira a mim mesma (as vezes, nem tanto aos outros, mas a mim, sim).
A primeira vez que a minha família soube da “peculiaridade”, foi quando eu estava vendo uma cena de Gravitation (anime yaoi) em casa e minha mãe se sentou ao meu lado bem na hora do beijo entre os caras.
Fiquei meio sem jeito e aproveitando que o cabelo de um era roxo, disse:
“É uma menina...”
“Com essa voz?”, ela perguntou, “Achei que fosse um menino.”
Olhei pra ela e séria disse:
“Na verdade é um menino sim, eles são namorados, o Shuichi é vocalista de uma banda e o Yuki é escritor, eles...”
Nisso eu contei um resumo do anime e minha mãe encarou até com naturalidade.
Com a minha avó foi parecido.
Certa vez, depois da escola, fui à casa dela.
Contei à ela toda empolgada que tinha escrito uma história e um monte de gente leu.
Ela ficou toda feliz, aí eu disse que era gay.
Ela apenas riu e achou engraçado.
Por sorte, minha família (pelo menos as mulheres), é muito aberta (tirando os religiosos). Mas se não fosse, também não faria muita diferença, eu sou independente e não gosto de seguir ordens.


Mas o que eu acho idiota é isso das pessoas esconderem seus gostos preocupadas com o que os outros pensem. Claro que eu também já fiz isso, eu era roqueira, usava só preto, curtia bandas macabras, andava com roqueiros (já tive até uma fase gótica), mas nessa época eu morria de insegurança de dizer que também gostava de Spice Girs! Agora eu sou ma mulher que gosta de yaoi, tem seus dias de heavy metal no fone, dança Britney no quarto, assiste romances adolescente, morre de medo de filmes de terror (antes eu não admitia isso e sempre sofria no cinema).
Dava pra fazer uma lista de coisa excêntricas e controvérsias sobre mim que ninguém precisa saber, mas tudo faz parte.
Um cara não tem que ser homofóbico para ser másculo! E uma mulher não vai virar lésbica por que fala com uma!
Então eu continuo gostando de yaoi e ponto!

2 comentários:

Anônimo

Olá Niki, adorei seu post mt sincero, sou uma mae que acaba de saber q a filha gosta de yaoi, nao conheço nada a respeito, gostaria de entender melhor, grata. Beijos

Aniki Zari

Obrigada pelo comentário. Quanto a sua filha, posso te dizer que é natural, quer dizer, não que gostar de yaoi seja natural, mas é comum se tratando de garotas que curtem a cultura japonesa, em especial, os mangas.
É claro que é um tanto incomum e meio assutador para quem não conhece muito sobre esse gênero, ainda mais você sendo mãe de uma garota que gosta de yaoi.
Existem algumas diversificações quanto ao “tipo” de yaoi, desde os mais leves até os de conteúdo adulto. A obras são geralmente similares às histórias heterossexuais, com a diferença de que o casal é composto por dois homens, inclusive, em vários mangás, o homem passivo de fato tem uma personalidade feminina, a questão é que pela história em si, não há tanta diferença das héteros. Para ser bem sincera, uma coisa que me atrai muito no yaoi é a falta de “mulherzices”, sabe, essas picuinhas, dramas exagerados, litros de lágrimas... Tenho preferência por mangás de nível mais adulto, não no sentido sexual, mas naquele fato de parecerem pessoas reais, com problemas reais e reações reais.
Acho bacana você se preocupar em conhecer as consequências dos gostos da sua filha, e posso afirmar que pelo menos em relação a mim, o yaoi nunca prejudicou o meu caráter ou a minha vida. É claro que sua filha vai ouvir vários comentários achando isso estranho ou ser observada com aquela expressão de “você tem problema”, mas isso é proveniente de pessoas preconceituosas e limitadas (mas vamos combinar que se fosse um homem assistindo pornô lésbico, ninguém ia ligar... rsrs). Como aconteceu com algumas mães de amigas minhas, a sua preocupação talvez possa estar também um pouco ligada à orientação sexual da menina, mas posso te assegurar que gostar de ver desenhos sobre homens apaixonados está bem longe de querer essa realidade para si mesma.
O yaoi é só mais uma demonstração de amor, talvez o que encante tanto as garotas é a dificuldade óbvia pelos dois serem homens e o fato de que eles passam por cima de tudo pelo amor, é como o romantismo extremo. Nós gostamos de ver homens apaixonados e passionais, não dá para discutir.
Então fica tranquila, talvez seja só mais uma fase e passe logo e de qualquer jeito não é nada que possa fazer influenciar negativamente a personalidade da sua filha.
Espero ter te ajudado, bjs.

Postar um comentário